sexta-feira, 12 de agosto de 2011

prova de Redação

Escola Estadual Anísio Teixeira.                                                                       Ubaíra – Ba         
Data:______/_______/_______   Série:_______                                              I Unidade
Aluno:____________________________________________________________________
Professor:                                                                                              Valor: 3,0    
Avaliação final de Redação

Instruções:
·                    Escreva sua Redação, com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legível.
·                    Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.
·                    A linguagem deve obedecer à norma culta do português.
·                    A linguagem deve ser totalmente objetiva. Por isso, evite verbos na primeira pessoa, tanto do singular como do plural.
·                    O texto deve conter no máximo 30 linhas e no mínimo 25 linhas.
·                    O título é opcional.
·                    Não rasure.
·                     Será atribuída pontuação ZERO à Redação que:


– não se atenha ao tema proposto;
– esteja escrita a lápis, ainda que parcialmente;
– apresente texto incompreensível ou letra ilegível;
– esteja escrita em verso;
– apresente texto padronizado, comum a vários candidatos;
– não apresentar recuo no início de cada parágrafo;
– esteja assinada fora do local apropriado;
– possibilite, de alguma forma, a identificação do candidato;
– fizer cópia dos textos de reflexão abaixo.



Leia os textos com muita atenção, antes de analisar a proposta de redação.

Texto I
O menino parado no sinal de trânsito vem em minha direção e pede esmola. Eu preferia que ele não viesse. [...] Sua paisagem é a mesma que a nossa: a esquina, os meios-fios, os postes. Mas ele se move em outro mapa, outro diagrama. Seus pontos de referência são outros. Como não tem nada, pode ver tudo. Vive num grande playground, onde pode brincar com tudo, desde que “de fora”.
O menino de rua só pode brincar no espaço “entre” as coisas. Ele está fora do carro, fora da loja, fora do restaurante. A cidade é uma grande vitrine de impossibilidades. [...] Seu ponto de vista é o contrário do intelectual: ele não vê o conjunto nem tira conclusões históricas — só detalhes interessam.
O conceito de tempo para ele é diferente do nosso. Não há segunda-feira, colégio, happy hour. Os momentos não se somam, não armazenam memórias. Só coisas “importantes”: “Está na hora do português da lanchonete despejar o lixo...” ou “estão dormindo no meu caixote...” [...].  Se não sentir fome ou dor, ele curte. Acha natural sair do útero da mãe e logo estar junto aos canos de descarga pedindo dinheiro. Ele se acha normal; nós é que ficamos anormais com a sua presença.
JABOR, A. O menino está fora da paisagem. O Estado de São Paulo, São Paulo, 14 abr. 2009. Caderno 2, p. D 10.
Texto II
Vinte anos se passaram desde a queda do Muro de Berlim. A cidade comemora com uma programação rica em atividades. Pode-se conferir, por exemplo, uma grande exposição de fotografias na Alexander Platz ou ver de perto a restauração da East Side Gallery, um pedaço de muro ainda existente que se transformou numa galeria de arte a céu aberto. [...].
 Em Berlim, [...] tenho ouvido a afirmação recorrente de que o muro persiste enquanto paisagem interiorizada pelos habitantes da cidade. [...] Onde buscar esse muro internalizado? Tudo isso faz pensar nas cidades brasileiras, onde os muros tomam conta da paisagem, seja segregando favelas e bairros populares, seja cercando os condomínios fechados dos bairros nobres. Berlim nos ensina que o muro é forma-conteúdo, é produto e também processo, reflete e condiciona o modo como uma sociedade lida com a diferença. O muro também produz a diferença e radicaliza a ocultação do “outro”, transforma diferença em segregação e desigualdade.
SERPA, A. Muros internalizados. A Tarde, Salvador, 1o ago. 2009. Caderno Opinião, p. A 3.

Texto III
Com um argumento bem intencionado, o governador pretende cercar 11 favelas da cidade do Rio de Janeiro com um muro de três metros de altura. Vestindo-se de branco o projeto alardeia aos quatro ventos sua intenção: conter a expansão das favelas que avançam sobre a mata atlântica, salvando assim, a natureza dos favelados sem consciência ambiental. Se o projeto fosse original e não tivesse uma concepção excludente, até poderia ser aceito devido a sua intenção explicita.
Além das 11 favelas localizadas na zona sul, o muro poderá ser implantado em outras favelas da cidade. O único problema é que o argumento terá que mudar, pois em grande parte da cidade a mata atlântica já não existe há muito tempo. É inegável que a ocupação urbana desordenada cause problemas ao meio ambiente, mas não é verdade que as construções nas favelas sejam as vilãs da degradação ambiental dos grandes centros urbanos.
Quando os colonizadores aqui chegaram à mata atlântica tinha uma área equivalente a 1,3 milhão de km². 7% é o que resta. Ao que parece, a participação dos pobres sem moradias neste processo de degradação foi mínimo. A incômoda verdade sobre o fenômeno da favelizãção é que esta cresce e se agrava por não existe iniciativas que realmente vise combatê-la. As iniciativas existentes são tímidas, incipiente e não atacam o cerne da questão.
Quem não é cego politicamente verá na história que a favelização é o resultado de um sistema excludente que empurra os pobres para os morros e áreas periféricas das cidades. Se assim quisermos, podemos dizer que o tal sistema gera muros: visíveis e invisíveis. Os visíveis caem com força bruta. Já os invisíveis são mais terríveis, pois agem no porão frio e escuro da desigualdade social e não ruirão com força física.
http://www.redecontraviolencia.org/Artigos/469.html

PROPOSTA DE REDAÇÃO:
Os três fragmentos oferecidos para a sua reflexão apresentam situações distintas do meio ambiente das grandes cidades brasileiras. A partir de uma análise das ideias desses fragmentos, produza um texto argumentativo, na forma de prosa, em que você discuta a desigualdade reveladora de muros visíveis e invisíveis no Brasil, sugerindo alternativas de mudança.
Boa sorte!!!!!!
FOLHA DE REDAÇÃO

ALUNO (A): _____________________________________________DATA:____/____/____  

1.                  _____________________________________________________________________________
2.                  ___________________________________________________________________________
3.                  __________________________________________________________________ ___________
4.                  ______________________________________________________________________________
5.                  _____________________________________________________________________________
6.                  ____________________________________________________________________________
7.                  ___________________________________________________________________________
8.                  _______________________________________________________________________________
9.                  ______________________________________________________________________________
10.              _____________________________________________________________________________
11.               _____________________________________________________________________________
12.              ___________________________________________________________________________
13.              __________________________________________________________________ ___________
14.              ______________________________________________________________________________
15.              _____________________________________________________________________________
16.              ____________________________________________________________________________
17.              ___________________________________________________________________________
18.              _______________________________________________________________________________
19.              ______________________________________________________________________________
20.              _____________________________________________________________________________
21.               _____________________________________________________________________________
22.              ___________________________________________________________________________
23.              __________________________________________________________________ ___________
24.              ______________________________________________________________________________
25.              _____________________________________________________________________________
26.              ____________________________________________________________________________
27.              ___________________________________________________________________________
28.              _______________________________________________________________________________
29.              ______________________________________________________________________________
30.              _____________________________________________________________________________
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário