sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Apostila: Troia e as epopeias clássicas

Colégio______________________________________________Data:_____________________
Professor: Marcos                                      Disciplina: Português                            Série: 1º C
Aluno____________________________________________________________________

O filme “Troia”

A Guerra de Tróia pode ter sido um grande conflito bélico entre gregos e troianos, possivelmente ocorrido entre 1300 a.C. e 1200 a.C.). Segundo o poeta-épico, Homero, a guerra foi motivada pelo rapto de Helena, rainha de Esparta, por Páris, príncipe de Troia. A versão mitológica da guerra está contida nos poemas épicos de Homero: a Ilíada e a Odisséia. Segundo essa versão, a guerra se deu quando os aqueus (os gregos) atacaram Troia, para recuperar Helena, raptada por Páris.
Na Grécia antiga, a paixão de um dos casais mais lendários da História, Páris, príncipe de Tróia e Helena rainha de Esparta, desencadeia uma guerra que irá devastar uma civilização. Páris rouba Helena de seu marido, o rei Menelau, e este é um insulto que não pode ser tolerado. A honra da família determina que uma afronta a Menelau seja considerada uma afronta a seu irmão Agamenon, o poderoso rei de Micenas, que logo une todas as tribos da Grécia para trazer Helena de volta, em defesa da honra do irmão.
Na verdade, a busca de Agamenon por honra é suplantada por sua ganância – ele precisa controlar Tróia para garantir a supremacia de seu vasto império. A cidade cercada de muralhas, comandada pelo rei Príamo e defendida pelo poderoso príncipe Heitor, é uma fortaleza que nenhum exército jamais conseguiu invadir. A chave da derrota ou da vitória sobre Tróia é um único homem: Aquiles, tido como o maior guerreiro vivo.
Arrogante, rebelde e aparentemente invencível, Aquiles não tem lealdade a nada nem a ninguém, a não ser à sua própria glória. É sua sede insaciável pelo eterno reconhecimento que o leva a atacar os portões de Tróia sob a bandeira de Agamenon – mas será o amor que acabará por decidir seu destino.
Dois mundos entrarão em guerra por honra e poder. Milhares perecerão em busca de glória. E, por amor, uma nação será reduzida a cinzas.

As epopéias clássicas
Os longos poemas narrativos, em que acontecimentos históricos protagonizados por um herói é celebrado em estilo grandioso, são chamados de épicos ou epopéias.

Ilíada
A Ilíada é um texto épico cuja autoria é atribuída a Homero, poeta grego, do século VIII a.C. Nesta obra, o autor descreve a Guerra de Tróia (entre gregos e troianos) em vinte cantos.
O nome do homem deriva do grego Ilion que significa Tróia. Após seqüestrarem a princesa grega Helena, os troianos são atacados pelos gregos. Após anos de batalha, os gregos conseguem vencer, após presentearem os troianos com um gigante cavalo de madeira (Cavalo de Tróia). Dentro do cavalo havia centenas de soldados gregos que, de madrugada, saíram da barriga do cavalo e atacaram a cidade inimiga.
Esta obra é uma das mais importantes da antiguidade. Não retrata fielmente a guerra, pois foi escrita quatro séculos após o fato, mas é um ótimo relato histórico sobre a cultura, o comportamento e a vida cotidiana dos gregos antigos.
Aquiles, Heitor, Ulisses e Agamenon são os principais personagens desta epopéia.
Homero utilizou a cultura oral (histórias que o povo contava) para escrever esta obra.

Odisséia

A autoria de Odisséia também é atribuída a Homero.
Odisseu é o herói. Ele retorna da guerra de Troia, no qual teve papel decisivo: foi ele quem teve a ideia de presentear os inimigos com um cavalo de madeira dentro do qual estavam escondidos os guerreiros gregos. Em sua volt para Ítaca, cidade onde o esperam a esposa Penépole e seu filho Telêmaco, enfrentará muitos perigos e sofrimentos. Ao contar essa viagem, a Odisséia retrata de modo mais próximo a vida cotidiana dos gregos.
O mito da história de Aquiles
Aquiles é um dos mais famosos heróis gregos. Filho de Tétis (deusa grega do mar) e Peleu (rei dos mirmidões), teve seu principal momento no cerco à cidade de Tróia. Participou junto com outros heróis e príncipes da Grécia de várias batalhas. Tornou-se famoso por sua bravura e força.
Conta a mitologia grega que a mãe mergulhou Aquiles, recém-nascido, nas águas do Estige (rio que dava sete voltas no inferno). Este fato tornou o filho invulnerável, salvo pelo calcanhar que não foi banhado, pois a mãe o segurava por esta parte do corpo.
Para vingar a morte de Pátroclo, seu amigo, que sucumbira às mãos de Heitor, matou este último, mas foi mortalmente ferido no calcanhar por uma flecha envenenada arremessada por Paris. Este fato ocorreu durante a Guerra de Tróia, que foi retrata na Ilíada de Homero.
Curiosidade: A expressão “calcanhar de Aquiles” é utilizada até os dias de hoje para representar o ponto fraco e vulnerável de uma pessoa ou de uma instituição.

As epopéias de imitação

Eneida
Eneida, a primeira epopéia de imitação , foi escrita pelo escritor romano Virgílio, entre os anos 30 e 19 a.C. Esse poema é considerado a “epopéia nacional dos romanos”, porque foi composto para glorificar a grandeza de Roma. Apresenta as aventuras do herói Enéias.

Os Lusíadas
A autoridade de Os Lusíadas é atribuída a Luís de Camões. Revela, na caracterização do herói Vasco da Gama, o objetivo de exaltar a bravura do povo lusitano.
As transformações do herói:
·         Guiado pelas divindades: Ilíada e Odisséia.
·         Representando um povo: Eneida, Os Lusíadas.
·                   Humano e individual: literaturas da nossa contemporaneidade e cinemas.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário