SOBRE “GREVE”, DE GIANFRANCESCO GUARNIERI, RESPONDA
1. As primeiras falas de Tião, Bráulio e Romana já nos permitem identificar a que classe social estas personagens pertencem. Que elemento nos permite, de imediato, essa identificação?
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2. Qual foi a reação de Maria ao saber que Tião tinha “furado” a greve?
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3. O que levou Tião a não participar da greve?
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4. Você acha que a greve é um direito que deve ser exercido pelos cidadãos? Em que condições você admitirá uma greve de estudantes? Furar uma greve é um direito do indivíduo? Qual a importância da união entre trabalhadores para a conquista de direitos ou para a melhoria da qualidade de vida? Exponha as suas ideias.
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5. Na escrita do texto há uma preocupação em representar a fala na escrita. Assim, os sons das letras que formam as palavras são de extrema importância para esse fim. Observe a escrita das seguintes palavras do texto:
“O que interessa pra gente é que eu não vou perdê o emprego.”
“[...] e disse que a gente não ia arrependê.”
“Eu não podia arriscá.”
“[...] todo mundo tem seus galhos pra quebrá, ninguém ia aguentá muito tempo.”
“Agora vai sê pior!”
“Ninguém vai perdê o emprego”
Agora observe a escrita dessas palavras de acordo com a norma culta da língua. Depois responda as questões seguintes.
“O que interessa pra gente é que eu não vou perder o emprego.”
“[...] e disse que a gente não ia arrepender.”
“Eu não podia arriscar.”
“[...] todo mundo tem seus galhos pra quebrar, ninguém ia aguentar muito tempo.”
“Agora vai ser pior!”
“Ninguém vai perder o emprego”
a) Quais as três palavras que apresentam encontros consonantais?____________________________
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b) Quais os dígrafos das palavras: arrepender, arriscar, quebrar e aguentar?
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c) Qual(is) das palavras é (são):
Monossílaba(s)________________________________________________________________________
Dissílaba(s)__________________________________________________________________________
Trissílaba(s)_________________________________________________________________________
Polissílaba(s)_________________________________________________________________________
d) A maioria das palavras são oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas? Por quê?
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6. Complete as frases com uma das palavras entre parênteses:
a) Este sapato não tem mais _________________________________! (concerto – conserto)
b) Vamos pegar uma __________________________________ de cinema? (seção – sessão)
c) Irene está sempre de _______________________________________ humor. (mal – mau)
d) Ceder o ____________________ aos mais velhos é obrigação de todos. (acento – assento)
e) Por favor, onde é a ____________ ____de produtos de limpeza? (seção – sessão – cessão)
f) É possível assistir a belos ________________ no Teatro Municipal. (concertos – consertos)
7. Transcreva as frases, mantendo apenas as palavras adequadas:
a) O jornalista não pôs o acento/assento na palavra correta.
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b) Espero que eles viagem/viajem amanhã cedo.
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c) Espero que eles façam uma boa viagem/viajem.
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d) Ele nunca seria capaz de delatar/dilatar seus companheiros.
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e) Ao nos encontrar, fez um comprimento/cumprimento exagerado.
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f) O tráfego/tráfico nas rodovias federais é volumoso nos feriados.
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8. Qual das palavras abaixo possui mais letras do que fonemas?
a) Caderno
b) Chapéu
c) Flores
d) Livro
e) Disco
9. Só não existe hiato em:
a) atoleiros.
b) miaram.
c) ruído.
d) defendiam.
e) haviam.
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