quarta-feira, 18 de maio de 2011

É tempo de mudar


      A natureza é parte fundamental na vida de todos os seres. Através dela, encontra-se o sustento e a sobrevivência desses. Mas já faz algum tempo que o nosso planeta, a natureza está ficando “doente”: rios, mares, atmosfera poluída, alimentos contaminados, matas destruídas, extinção de animais, mau uso dos recursos naturais. E é esse desequilíbrio que ameaça a vida de todos os seres e do próprio homem.
    Antigamente a fauna e flora eram ricas em espécies, como descreveu Pero Vaz de Caminha, na carta enviada para o rei de Portugal, admirado com a beleza natural e as várias árvores e pássaros.
Alguns exemplos de obras literárias são: “Caramuru”, “Os sertões”, “Canção do Exílio”, entre outros.
    Mas com o passar do tempo, o homem e seu pensamento egoísta, foi desfazendo e acabando com tudo aos poucos, delimitou-se do uso desse bem natural, causou queimadas em busca de melhores condições de vida, poluiu o ambiente... Sem pensar no futuro. E assim a natureza não suporta, é necessário consciência e cuidado.
    Se continuarmos agindo assim, qual será o futuro da próxima geração?
   É tempo de mudar! Tentar ser diferente.
  A natureza é fonte de vida e já estamos observando o resultado de tantos danos, através dos fenômenos que estão acontecendo, como terremotos, furacões, erupção de vulcões e, recentemente, o tsunami, que ocorreu no Japão, destruindo vida e devastando cidades. É o reflexo do que causamos, e os prejudicados somos nós mesmos.
  Se lembra como era entes?
  Rios, mares,mata exatensa e verde,animais e espécies vegtetais de vários reinos, terra boa ...
  É tempo de mudar!

                                                                                             
 Natália Andrade Souza
3A

Um comentário:

  1. Pois é, Natália! A natureza sempre foi preocupação dos escritores, tanto literários, como não-literários.
    Vc escreveu seu texto com dados informativos interessantes.
    Muito bem!

    ResponderExcluir